sexta-feira, 26 de junho de 2015

PROPOSTA / IDEIA PARA RESOLVER DETERMINADA SITUAÇÃO

PROPOSTA / IDEIA PARA RESOLVER DETERMINADA SITUAÇÃO



Vilarejo em Lábrea-Amazonas.
João mora num vilarejo pequeno em Lábrea-Amazonas. A Internet chega nos arredores do vilarejo, porém não se consegue acessar de dentro do vilarejo devido à baixa qualidade de sinal.
Lembrando que João possui recursos limitados, quais seriam suas alternativas para levar Internet ao vilarejo?
Proposta:
     Antes de tudo, vale a pena  lembra que o nosso "Cliente" o João mora num vilarejo em Lábrea-Amazonas, uma área(local) de difícil acesso, sendo restrito (limitado) alguns recursos para a implementação da internet, como por exemplo por meio do uso da fibra óptica, ou  via satélite, ambos oferecem uma internet de alta velocidade ( sua largura de banda é excelente); mas mesmo que possível, não seria viável, já que ambos tem um preço nada acessível ao bolso do nosso querido cliente.

     Tendo tudo isso em mente, traçamos, um plano que seria; achar um meio de enviar (transmitir) internet para o João, de baixo custo, e devido ele mora em um vilarejo (dificultando ainda mais a transmissão), seria meio que difícil (mas não impossível ) obter uma conexão via caba UTP, então já começamos imediato a pensar em um método wireless (sem fio).
       Em primeiro instante pensamos no PLC (internet transmitida através dos fios de energia elétrica), mas pesquisando um pouco mais sobre esse meio, ficou claro, que ele ainda fusiona de fato praticamente somente nos laboratórios, sem contar que junções de cabos, transformadores, relógios medidores e o liga/desliga inerente aos eletrodomésticos fazem com que a carga da rede elétrica varie muito,fazendo com que exista muitos "eco" do sinal transmitido o que acaba por corromper os dados transmitidos.

       Logo depois percebemos que para resolver o problema de João, a solução estava mais fácil que prensávamos,só foi possível perceber isso quando chegamos ao X da questão a internet já estava lá então a maneira mais viável e barata seria a utilização de  repetidores de sinais, que consegue captar o sinal mesmo que fraco da internet  que já chega nos arredores do vilarejo, amplificando e o direcionando-o  para a casa do João. O meio mais correto para lidar com sinal de  baixo nível é usar um repetidor de sinal, esse podem ser ate mesmo dependendo do caso um roteador. com isso ele recebe a  função de retransmitir, o sinal do roteador principal, totalizando em dois roteadores podendo ser ate mais. Como  isso funciona? O sinal do seu roteador principal é transmitido para o roteador secundário, O roteador secundário emite o sinal repetido do principal. E assim, se você estiver, por exemplo, longe demais do roteador principal, como é o caso do João, logo ele ficaria mas perto do roteador secundário, com isso ele  receberá finalmente a sua tão esperada internet, por estar perto do repetidor de sinal. Assim o roteador secundário... se tornam uma extensão do principal.


      

Ou ainda se preferir uma internet ainda mais rápida, João pode optar pelo uso daAntena parabólica focal point com 25 dBi de ganho, para recepção e transmissão de dados (repetidor de sinal), esse aparelho consegue oferecer um serviço de wireless de alta velocidade, frequência de  5.8 GHz, e é um pouco mais resistente a ventos podendo suporta ate 110 km/h. 


Referencia: 

http://www.guiadopc.com.br/  (Guia do Pc).
http://www.techtudo.com.br/  (Tech Tudo).
http://olhardigital.uol.com.br/  (Olhar Digital).
  

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

xXArthssonXx. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog